Benefício das fibras
BENEFÍCIO DAS FIBRAS
As fibras alimentares estão presentes em diversos alimentos de origem vegetal e têm sido largamente estudadas devido ao seu papel no organismo, que vai além do bom funcionanemto intestinal.
Veja abaixo alguns exemplos:
FIBRAS SOLÚVEIS E DIABETES
As fibras promovem a absorção mais lenta dos açúcares provenientes da dieta, diminuindo assim o que é chamado de pico glicêmico.
Essa ação auxilia para que os níveis de glicose (um tipo de açúcar) no sangue sejam gradativamente aumentados, principalmente após as refeições, visto que a transformação de carboidratos em glicose acontece mais lentamente, diminuindo assim os picos de açúcar no sangue.
FIBRAS SOLÚVEIS E INTESTINO PRESO
A constipação ou intestino preso é uma das queixas digestivas mais comuns na população em geral, e em alguns públicos específicos pode ser ainda mais alta, como por exemplo, gestantes, crianças e idosos.
As fibras solúveis e prebióticas possuem papel fundamental na regularização intestinal. Para isso, elas favorecem o crescimento de bactérias benéficas do intestino, bem como auxiliam na mobilidade gastrintestinal e na frequência de evacuações.
FIBRAS E COLESTEROL
A forma que as gorduras são digeridas e metabolizadas pelo corpo pode ser alterada de acordo com o consumo das fibras. Isso ocorre devido a sua ação no organismo, pois a absorção de água produz uma diluição que altera tanto a digestão, como a absorção das gorduras. Com isso, as fibras auxiliam na redução do colesterol no sangue.
Vale ressaltar que a alimentação como um todo constitui um importante fator para o controle lipídico, a redução na ingestão de gorduras no geral e o aumento no consumo de fibra alimentar são fortes aliados de uma alimentação saudável.
Gostou das dicas? Descubra outros artigos de FiberMais®. Para acessar, clique aqui